A tecnologia no trânsito tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Dos carros com computador interno, GPS, até a inteligência artificial que nos trouxe veículos autônomos e dinâmicos, os usuários de transporte estão obtendo mais conforto, segurança e agilidade com este avanço tecnológico.
Além da automação inteligente de veículos, a implementação de sistemas de transporte em cidades conectadas também fazem parte de um projeto que continuará ganhando forças nas próximas décadas.
É importante lembrar que os sistemas de transportes começaram a ser criados ainda com a implementação de linhas férreas e com o surgimento dos primeiros automóveis depois da primeira e segunda revolução industrial.
Nos últimos tempos, os sistemas tradicionais de transporte estão enfrentando situações de superlotação na concepção de linhas coletivas de mobilidade e na administração de fluxos de veículos particulares.
Os principais laboratórios de desenvolvimento de inteligência artificial e de informatização de processos têm apresentado projetos de sistemas de transporte inteligentes. Com a aplicação desses novos sistemas, a expectativa é de um processo de melhorias na condução e no gerenciamento de tráfego de um modo mais seguro.
A estrutura de um futuro próximo promete melhorar as condições de engarrafamento, mobilidade e acesso a um trânsito totalmente automatizado. A informatização de veículos e de novos sistemas estruturais de transporte está em ampla evolução, seja na tecnologia dos veículos ou da disposição do controle das vias.
É notável que a tecnologia no trânsito está fazendo uma conexão melhor entre veículos, vias e sistemas de gerenciamento, tornando os automóveis e a infraestrutura na qual eles operam cada vez mais integrados e em conformidade com os anseios da sociedade, na liberdade do ir e vir.
É preciso enfatizar que a evolução tecnológica e o crescimento da frota presente nas grandes cidades e principais estradas gera o crescimento do tráfego e da demanda por mais infraestrutura de transporte, mas muitas jurisdições não têm dinheiro ou espaço suficiente para construir mais estradas e ferrovias.
No contexto das cidades e da concentração demográfica em todo o mundo, o crescimento populacional continuará exercendo fator de demanda por transporte coletivo e individual de qualidade.
Diante desses fatores, o avanço da tecnologia no trânsito poderá oferecer soluções seguras a curto e médio prazo, como:
- Implementação de GPS em todos o veículos;
- Ampliação do monitoramento de veículos coletivos;
- Melhoria de vias e estradas com conexão de dados;
- Automação de veículos cada vez mais inteligentes;
- Qualificação na formção de condutores;
- Processos mais rigidos e certificados na sua conformidade;
- Redução de acidentes.
As novas tecnologias de transporte estão surgindo para enfrentar esses desafios, incluindo veículos conectados e autônomos, combustíveis alternativos, gerenciamento de frota sem chave e análise de tráfego, além de políticas locais de zoneamento e planejamento que apóiam o desenvolvimento orientado ao trânsito.
As aplicações tecnológicas para veículos e vias também apresentam maior foco de conexão. A nova tecnologia para comunicações na estrada, por exemplo, permitirá mudar bastante a maneira como os veículos operam e fornecem informações e recursos para um melhor gerenciamento de tráfego em tempo real.
É a tecnologia a serviço do motorista do século 21!
Para mais postagens como essa, acesse nosso blog.