O CFC e a prova teórica on line do DETRAN

Os Centros de Formação de Condutores – CFC tem se destacado, especialmente em tempos de alta performance da tecnologia, como grandes aliados dos Detran’s do Brasil na garantia da segurança da efetiva formação dos condutores para que saiam de suas escolas aptos a serem examinados e daí participarem da convivência urbana com os demais condutores habilitados e cidadãos usuários do trânsito, sem expor a riscos sua vida e a de outrem.

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação é o sonho e muitas vezes uma necessidade dos brasileiros, pois dirigir vai muito além da simples comodidade, mas que também significa garantia de renda e emprego.

O processo, porém, é conhecido pelas suas diversas fases, desde o cadastramento e identificação, exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, e seus respectivos exames teóricos e avaliação final do condutor através do exame prático.

Durante a pandemia (2020 e 2021) muitos serviços presenciais precisaram ser adaptados para evitar a paralisação do atendimento ao público e a entrega da prestação de serviços à sociedade como premissa básica do serviço público, onde encaixamos a habilitação de condutores.

Desta forma, soluções tecnológicas começaram a surgir no mercado, para atender esse nicho, com o intuito de facilitar o processo tanto para o poder público, por meio do DETRAN, quanto para os cidadãos e autoescolas envolvidas, garantindo a segurança e a auditoria dos processos.

As empresas de tecnologia têm se dedicado a desenvolver soluções para automatizar com segurança este processo, algumas ainda em estado embrionário e outras já se destacando na garantia da segurança do software para candidatos, CFC’s e órgãos de trânsito.

Resolvi conhecer uma destas tecnologias e testar o Super Prático Exame Teórico, desenvolvido pela empresa VSoft, que é um software especializado desenvolvido para a realização de provas teóricas do DETRAN online com toda a segurança necessária e que pode ser aplicado ao processo de qualificação do condutor.

Quando as provas online ganham espaço

Como já explicado no início deste artigo, a pandemia trouxe a necessidade de adaptação para diversos nichos de mercado, inclusive para o setor educacional, englobando escolas e universidades, bem como instituições prestadoras de concursos públicos e de avaliações para exames de ordem e qualificação profissional.

Neste cenário, a prova online para que candidato à habilitação chega como um fôlego ao mercado que, até então, buscava soluções para dar andamento à avaliação de alunos, candidatos e profissionais em diferentes certames, e que agora encontram benefícios importantes para todos os envolvidos.

Para se ter uma ideia, a partir de tecnologias como o Exame Teórico é possível executar provas em diferentes níveis de dificuldade e de personalização, contando com tecnologia capaz de detectar comportamentos duvidosos e possíveis fraudes. Na prática, isso significa mais segurança para a avaliação dos estudantes, mais agilidade operacional, novas possibilidades de atuação para as empresas e, até mesmo, redução de custos.

Exame teórico do Detran: novas possibilidades online

No cenário dos serviços públicos, o DETRAN também pode se beneficiar das soluções para realização de exames online, já que os serviços de 1ª habilitação ou renovação da CNH demandam um atendimento eficaz e célere por possuir muitas etapas que vão sendo executadas de forma gradativa.

Desde 2020, porém, a determinação dos lockdowns nos estados tem afetado o funcionamento desses órgãos, acarretando a suspensão das atividades presenciais e, consequentemente, afetando a realização de exames teóricos e práticos.

Para se ter uma ideia, em março de 2021 estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo precisaram suspender as provas teóricas do DETRAN. Outros, como a Paraíba, tiveram que reduzir significativamente os agendamentos de serviços relacionados à CNH.

Por que essas medidas precisaram ser adotadas? Porque grande parte dos estados ainda conta, apenas, com o agendamento online das provas teóricas, mas mantêm a realização do exame teórico de forma presencial.

Em contrapartida, a boa notícia é que, diante de novas soluções do mercado, já é possível evitar estes problemas e permitir que o aluno agende a prova teórica e possa fazê-la no CFC (Centro de Formação de Condutores) com toda a segurança que o processo avaliativo requer.

No CFC sim, pois hoje é o maior parceiro dos órgãos de trânsito na execução da formação do condutor, com salas de aulas monitoras, credenciado sob as rígidas regras estabelecidas pelo CTB, resoluções do Contran, portarias do DENATRAN e legislações internas dos Detran’s, que garantem aos Detran’s a certeza da auditoria e controle do processo de realização do exames na autoescola, liberando os servidores públicos q dedicação ao processo de controladoria efetivo e rígido.

As aulas teóricas exigidas para a qualificação do aluno podem ser realizadas em ambiente online com a ajuda de softwares especializados, no caso em análise da VSoft, o Super Aula, ideal para autoescolas que precisam promover os conhecimentos sobre legislação de trânsito antes do agendamento do exame.

Solução de Exame Teórico avaliado da Vsoft

A solução desenvolvida pela Vsoft foi pensada para a execução de provas online de forma inovadora, utilizando inteligência artificial. Nela, é possível realizar o monitoramento remoto para garantir a autenticidade do candidato, por meio da biometria, e proporcionar um ambiente seguro contra fraudes.

No Super Prático Exame Teórico cada candidato é monitorado durante a realização do exame para identificação de comportamentos suspeitos e indícios de fraudes. Além disso, ele permite uma auditoria detalhada e toda a gravação do exame para a análise posterior. A atuação humana para supervisão da aplicação das provas também é um dos diferenciais, oferecendo um processo sem falhas que gera benefícios para as instituições e alunos.

A tecnologia avançada por trás do software já monitorou dezenas de milhões de horas de aula e exames, tendo gerado mais de 3 milhões de alertas de possibilidade de fraudes, tornando-se um recurso essencial para o mercado. Conheça outros destaques a seguir.

Autenticação de candidatos

Identificar se é realmente o candidato que está realizando o exame é um ponto primordial para garantir a idoneidade da avaliação. Com o Exame Teórico, qualquer risco de falsa identidade é eliminado, já que o software utiliza autenticação por reconhecimento facial no login e durante toda a execução do exame.

Para garantir a eficácia desse recurso a tecnologia de reconhecimento facial é utilizada contando com nível militar de segurança.

Ambiente seguro

Como garantir que o candidato não irá consultar outros aplicativos no computador para responder às questões da prova? Essa é uma questão solucionada pelo software, que bloqueia automaticamente as funções do sistema operacional do computador, evitando que o candidato altere entre outras telas e aplicações.

Monitoramento por Inteligência Artificial

E se você se perguntou se é possível consultar livros ou outras pessoas enquanto o candidato realiza a prova, a resposta é não. A inteligência artificial da solução monitora todas as ações dos candidatos para detectar qualquer ação suspeita, como olhar para o lado, conversar com outras pessoas, observar o aparelho celular, além de captar ruídos e criar registro de alerta para cada possível fraude.

Fácil integração através de APIs

Dentro da realidade dos DETRANs, a solução pode ser facilmente incorporada ao banco de dados do órgão, permitindo que as informações do cidadão em processo de avaliação sejam integradas à plataforma. Com isso, a validação biométrica se torna ainda mais eficaz, permitindo que o usuário logado possa verificar direto na plataforma, por exemplo, a data e horário agendados previamente com o DETRAN para a realização do exame.


Autor: João Eduardo

(Visited 628 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *